[PROJETO PESO IDEAL] – TEMA ESPECIAL: GRATIDÃO

 Olá, amigos! Como estão? Como foram as práticas esta semana?

 

Como o tempo é inexorável e avança ininterruptamente sem nenhum momento de parada, naturalmente a nossa vida também caminha da mesma maneira.

Para quem já conseguiu praticar o “falar dez obrigados” por uma semana, na sua poupança espiritual já acumulou a felicidade de 70 pessoas por terem recebido o obrigado de vocês. Esta virtude  acumulada será muito importante no futuro.

Acredito que algumas pessoas encontraram dificuldades para praticar regularmente esta tarefa, mas o exercício constante fará vencer as barreiras, tornando-se uma postura natural agradecer sempre as pessoas por algum benefício recebido.

No transcorrer da prática surgirão oportunidades para perceber a profundidade existente no simples falar obrigado, ele é capaz de mudar o estado da pessoa (de quem fala e de quem recebe). E quanto mais praticarmos, aumentando o valor do sentimento com que fala, mais profundo será, atingindo a alma.

Duas práticas a seguir que afetarão demais o interior das pessoas.

Quem não agradece o que tem, não merece o que não tem e ainda acabará perdendo o que tem.(Mokiti Okada)

É importante estar sempre agradecendo. A vida não tem só coisas boas, existem também alguns aprimoramentos que passamos. Tudo depende da forma que vemos as coisas.

(clique na primeira imagem e passe o restante com o botão para a direita)

A mesma situação vista de modo diferente apresenta resultados diferentes positivos ou negativos.

– Exemplo do copo com pouca água.

Suponha que você está com muita sede e à sua frente existe apenas um copo com pouca água. Quando você o recebe de forma positiva e pensa: “Poxa, ainda bem que tem esse tanto de água para saciar a minha sede” ao tomar, de fato se sentirá saciado. 

Se, ao contrário, olhar este copo com pouca água e reclamar ou resmungar: “Mas só tem isso de água? Isso não dá nem pro gogó” não se sentirá saciado e precisará de muito mais. 

Tudo depende do ponto de vista positivo ou negativo. Agradecer pelo que tem e não lamuriar pelo que não tem. Se olharmos de modo positivo, teremos um resultado positivo e se se olharmos negativamente o resultado será negativo.

Como treinamento, vamos criar motivos para agradecer, pois no futuro iremos compreender a importância dessa prática.

Se mudarmos o ponto de vista, mudaremos o resultado e a nossa vida.

A gratidão deve estar presente em tudo na nossa vida. A pessoa agradecida é feliz.

A partir de hoje será preciso treinar o agradecer em qualquer circunstância, mesmo com os fatos aparentemente negativos, pois, no futuro compreenderemos que tudo foi bom ter acontecido, e finaliza sempre com efeitos positivos.

 

 

 

FELICIDADE

O maior sonho do ser humano é ser feliz e ao mesmo tempo, o grande desejo de Deus é fazer os homens felizes.

É preciso criar o objetivo de ser mais feliz. Criar, a  partir de hoje, a intenção de ser mais feliz.

 

O que é a felicidade?

O homem está sempre em busca de novas conquistas para ser feliz e quando as alcança, parte em busca de novas coisas.

Muitas pessoas sentem um grande vazio dentro de si, mesmo com grandes conquistas materiais. Existe uma incessante busca para preencher esse vazio. Tudo isso porque o homem deixou de lado o mais importante: a parte espiritual.

(clique na primeira imagem e passe o restante com o botão para a direita)

O segredo da felicidade, orientada pelo filósofo Mokiti Okada, consiste em fazer o outro feliz para ser feliz.

 


 

ACOMPANHAMENTO DAS TAREFAS

  • Falar 10 obrigados por dia – relatando por escrito.

 

NOVAS  TAREFAS

  • Agradecer em qualquer circunstância.
  • Falar 10 obrigados por dia – relatando por escrito.
  • Escrever um bilhete de gratidão (marido, esposa, namorado, etc..)
4 respostas
  1. Jurema Nelson
    Jurema Nelson says:

    Estou conseguindo praticar falar muito obrigada.PERCEBI que agora quando falo muito obrigada nao somente por educaçao .agora efetivamete sinto muito obrigada vindo do meu coraçao.Percebo que as vezes me esqueço de falar muito obrigada ai lembro e falo depois com a pessoa.. PERCEBIO QUANTO EU SOU SERVIDA.interessante nao tinha esta visao.. O dia todos todos me servem.e nao percebia.Achava que so eu e servia as pessoas.Estou adorando estes encontros.MUITO OBRIGADA.

    Responder
  2. Sandro Mendes
    Sandro Mendes says:

    Pratica de agradecer: Durante a semana me esforçando para agradecer em qualquer circunstância foi um desafio em pequenas situações como no trânsito, e acontecimentos que foram ocorrendo mas em todos os momentos me lembrava da tarefa e procurava agradecer. Preciso melhorar mais essa pratica.
    Pratica do obrigado : durante a semana notei que estou a prestar mais atenção nos pequenos detalhes, e estou a tornar o obrigado mais suave dentro de mim. Durante a semana quando recebi um obrigado por uma ação que fiz, também me interroguei-me em relação a meu sonem. Será que estou a fazer isso só para receber e dar obrigado para contar os números e estou a fazer por gratidão mesmo? Essa minha análise serviu para me lembrar que preciso fazer a pratica com mais gratidão e não só por educação também. Estou me esforçando para olhar mais na cara das pessoas com surriso quando receber ou dar um obrigado. Durante a semana recebi 16 obrigado e dei 17 obrigado. Tem sido um pratica muito boa.
    Obrigado.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *