[PROJETO PESO IDEAL] – OLHOS DE VER, OLHOS AVISADOS

Olá tudo bem com vocês?

Estou acompanhando algumas pessoas que estão enviando seus relatos, apresentando dificuldades para praticar as tarefas passadas.

Compreendo que não é fácil praticar as tarefas embora sejam simples. Sinto que algumas vezes as pessoas não procuram se aprofundar nas práticas, cumprem de maneira superficial sem o comprometimento necessário para dar continuidade.

Até agora foram sugeridas as seguintes práticas:

  1. Falar 10 obrigados por dia e anotar num agenda ou livro da vida.
  2. Agradecer em qualquer circunstância;
  3. Escrever um bilhete de gratidão às pessoas que tem o desejo de agradecer especialmente.
  4. Praticar a meditação para conseguir alcançar o equilíbrio emocional.
  5. Exercitar a respiração.

Essas práticas iniciais são para gerar energia positiva. Mesmo não conseguindo praticar regularmente tudo em ordem, é importante que procurem se esforçar. Tudo o que conseguirem praticar será muito positivo no futuro.

A amplitude que tem a prática da gratidão no nosso dia a dia é uma coisa extraordinária que tem a capacidade de mudar a nossa vida. Procurar agradecer tudo e todos que estão ao seu redor, mas de coração, assim os efeitos serão muito diferentes.

Vamos praticar os OLHOS DE VER e não apenas os OLHOS AVISADOS.

Aprofundar mais sobre a nossa prática da gratidão em tudo na nossa vida, assim passaremos a compreender a razão das coisas, principalmente os fatos que acontecem. Muitas vezes os efeitos negativos nos afetam diretamente, física, mental e espiritualmente.

 

SOBRE A ALIMENTAÇÃO

Nós nos alimentamos mecanicamente apenas saciando e “matando a fome” do ponto de vista material, muitas vezes comendo até demais, além da necessidade nossa e para quando não tem mais espaço no nossos estomago.

Vamos fazer uma experiência, praticando algumas sugestões durante as refeições, por exemplo o sentimento de gratidão de maneira ampla.

  1. Agradecer a Deus pela permissão de poder comer.
  2. Agradecer os produtores em geral por tudo que saboreamos: verduras, carne, legumes, frutas, etc… Posteriormente os cozinheiros, garçons, os proprietários.
  3. Agradecer todas as pessoas envolvidas nos processos até os produtos chegarem a nossa mesa.
  4. Além de naturalmente agradecer as pessoas que manipulam os alimentos com amor para serem degustados por todos nós.

Não devemos somente agradecer com palavras, mas sim através das nossas atitudes, saboreando com gratidão, sentindo o sabor do alimento através de uma mastigação diferenciada.

Por exemplo, mastigar os alimentos até sentir o sabor do alimento. É um estágio de gratidão sensacional. Vão sentir que não precisam comer muito para ficarem satisfeitos. Muitas vezes, por falta de gratidão e por não sentir o sabor do alimento, acabamos comendo demais para nos satisfazer.

O sentir a gratidão nos livra da necessidade de comer muito para chegar nesse estágio de saciedade.

Já fiz essa experiência por diversas vezes e posso afirmar, que efeito sensacional!

Nesta semana, vamos procurar nos alimentar experimentando sentir a essência do sabor do alimento.

 

NÃO COMER POR COMER, MAS COMER SENTINDO GRATIDÃO PELOS ALIMENTOS E PELAS PESSOAS.

CONSEGUINDO COM ISSO EQUILIBRAR O CORPO, TORNANDO-SE MAIS FELIZ.

Já que escrevi sobre os olhos de ver e olhos avisados, agora gostaria de passar de maneira resumida o que significa e como praticar.

Por exemplo, eu lembro ainda do primeiro carro que adquiri. Pesquisei muito sobre as cores do modelo, queria uma diferenciada, incomum.

Depois de um tempo cheguei a conclusão que a cor “vinho” era muito rara, e mesmo observando os carros na rua não me deparava com nenhum dessa cor. Pois bem, definida a cor a outra grande dificuldade era encontrar na agência o modelo com a cor desejada. Depois de quatro meses consegui adquirir,!Que alegria, que felicidade!

Mas um fato muito interessante aconteceu, depois de estar dirigindo na cidade o meu carro novo, encontrei diversos carros da mesma cor. Pois passei a olhar com os olhos avisados!

O mesmo fenômeno acontece com as grávidas. Quando uma mulher está grávida, só consegue enxergar outras grávidas nas ruas ou nos shoppings.

Outra forma de perceber a atuação dos olhos avisados, é diante daquelas brincadeiras que existe em que num desenho cheio de rabiscos é possível encontrar alguma figura. Sem o aviso de que há uma figura no meio é quase impossível encontrar. Mas quando está escrito que existe o rosto de uma pessoa, é possível identificar quase que imediatamente.

QUANDO SOMOS AVISADOS, CONSEGUIMOS IDENTIFICAR COM FACILIDADE.

Mas existe também OS OLHOS DE VER, quando aprofundamos até encontrar a sua essência a sensação é indescritível.

Como numa leitura, quando conseguimos ler algumas vezes até entender o que autor deseja passar para nos ajudar, o efeito é extraordinário.

O mesmo poderia ser feito com as tarefas que transfiro a vocês, praticar, praticar, praticar até conseguir sentir a essência de cada tarefa.

Esse é o meu objetivo.

 

ESPIRITUALIDADE NA VIDA COTIDIANA

Por muitas e muitas vezes ouvimos frases como: precisamos cuidar do corpo, mente e espírito.

Mas na prática, cuidamos da parte material representada pelo corpo e mente e quase nada da parte espiritual. Isto é, apenas mencionado, mas não praticado.

Precisamos compreender que se o todo do ser humano é composto por corpo, mente e espírito podemos subentender que existe o mundo físico, mental e espiritual.

Como o bem ou mal conhecem o mundo físico e mental, gostaria de dar algumas pinceladas sobre o mundo espiritual.

No mundo espiritual é que encontramos muitas explicações pelos fenômenos que acontecem no mundo material e não temos explicações plausíveis.

Resumidamente entendemos que cuidamos da parte material (físico e mental) que representam 2/3 do ser faltando ainda 1/3 que representa o espiritual. Cuidando agora da parte espiritual, passamos a ter o domínio total do ser humano como um todo ou de maneira holística.

Para facilitar um pouco, poderemos comparar com a trilogia – mundo do pensamento, mundo da palavra e mundo da ação.

Compreendemos que o pensamento precede a ação, isto é, até para mudar a nossa ação, necessitamos mudar o pensamento. A ação é efeito e o pensamento a causa.

 

 


Tarefas:

  1. Falar 10 obrigados por dia e anotar num agenda ou livro da vida.
  2. Agradecer em qualquer circunstância;
  3. Escrever um bilhete de gratidão às pessoas que tem o desejo de agradecer especialmente.
  4. Praticar a meditação para conseguir alcançar o equilíbrio emocional.
  5. Exercitar a respiração.
  6. Comer com Gratidão (agradecendo ao alimento e a todas as pessoas que fizeram com que o alimento chegasse à mesa)

 

 

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